EDUCAÇÃO FÍSICA, LINGUAGEM E CURRÍCULO

Grupo Transgressões (FEF-Unicamp) e GPEF-FEUSP

Ementa

Dado o compromisso da escola atual com uma formação voltada para participação democrática e equitativa na esfera pública, o curso apresenta os fundamentos epistemológicos e didáticos para a construção de um currículo cultural de Educação Física. Propõe alternativas para o desenvolvimento de uma proposta sintonizada com a heterogeneidade da sociedade contemporânea, articulando o componente à área de códigos e linguagem.

Objetivo Geral:

Proporcionar aos participantes elementos teóricos e práticos para a construção de currículos concernentes com a Educação Física na sua perspectiva da linguagem

Programa

1° Encontro - 09/11

Cenário
NUNES, M. L. F.; NEIRA, M. G. Os Estudos Culturais e o ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.


- Apresentação do encontro

2º Encontro - 16/11

Enfrentamento

NEIRA, M. G. Educação Física cultural: carta de navegação. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v. 12, n. 02, p. 82-103, jul-dez., 2016. 

Apresentação Mário
 

Apresentação Marcos


3º Encontro - 23/11
 

Compreensão 
NUNES, M. L. F. Educação Física na área de Códigos e Linguagens. In: NEIRA, M. G.; NEIRA, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.

 

SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. A tematização no ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.

- Vídeos 1, 2, 3


4º Encontro - 30/11

Revisando o processo

MÜLLER, A.; NEIRA, M. G. Avaliação e registro no currículo cultural da Educação Física.

ATIVIDADES

 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now